sexta-feira, 8 de abril de 2011

#Veronika Decide Morrer – Paulo Coelho

Veronika é uma jovem, que cansada da vida sem sentido que leva, decide matar-se. Porem não é bem sucedida, e acaba numa clínica para doentes mentais, onde é informada pelo médico que tem apenas uma semana de vida. Então começam os seus dilemas. Será que ela tomou a decisão correta?

Posso dizer que este livro ocupa o número 1 do top dos meus livros favoritos. Os livros de Paulo Coelho têm sempre algum romance e/ou espiritualidade. Mas o que me fascina mais nos livros dele, é que sempre acabam por nos apresentar um mundo novo. E o mundo que é apresentado neste livro, fascinou-me completamente. A vida de quem vive num hospital psiquiátrico, neste caso, não é, sempre, uma vida de loucura. É uma vida de ignorância. É uma escolha. Como uma pequena sociedade que preferiu viver na ignorância. Serem vistos como loucos, por estarem num hospício, quando na verdade, a loucura está é lá fora. E aquele hospital acaba por transformar-se no paraíso deles, no escape.

A parte romântica deste livro, achei de uma beleza tremenda devido, especialmente, a sua… inocência. Ela pensa que vai morrer. Para ela já é algo como “já não tenho nada a perder”. E para ele. Para ele… não sei… Pareceu-me mais como uma descoberta. Podemos pensar “ele é maluquinho e não sabe o que faz” mas não é bem assim. Ele sente. E é como se tivesse medo de sentir… porque é algo novo. É como se ele visse tudo aquilo pela primeira vez. E apesar de achar que o Paulo Coelho já escreveu livros superiores a nível romântico, não fico indiferente a beleza e certa simplicidade do romance neste livro.
Por último, outra coisa que me fascinou, foi alguns tratamentos aplicados naquele hospital. E não me refiro à mentira do médico, mas sim ao tratamento, que pode-se dizer, de choque, que é aplicado em algumas situações.

 “Se algum dia pudesse sair daqui, iria permitir-me ser louca, porque toda a gente é – e piores são aqueles que não sabem que são, porque repetem apenas o que os outros mandam.”
Paulo Coelho in Veronika Decide Morrer.

3 comentários:

  1. WOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOWW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Esse livro deve ser... deve ser.... deve ser... [AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA]
    Quero leer!! *0*

    ResponderEliminar
  2. +1 +1 +1


    [AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA]
    Tô seguindo Íris ! turururu

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Este é para mim o livro de Paulo Coelho, adorei o modo como o tema foi abordado.
    Gostei muito deste teu catinho...Muitos parabéns;)
    Boas leituras.
    P.S. Visita atmosfera dos livros

    ResponderEliminar